No último Natal, ganhei um dos meus presentes favoritos: livro (e chocolate rs). E durante o mês de janeiro, o livro Implantando Estratégia Digital – Guia para reinventar sua empresa, de Sunil Gupta, foi um companheiro quase que diário. A publicação traz dezenas de cases de empresas que fugiram das estratégias convencionais de Marketing e tiveram coragem para pensar fora da caixa.
Pense grande, comece pequeno e cresça depressa
Em 1999, nos calcanhares do Carrefour e do Walmart, a Tesco entrou no mercado sul-coreano, um dos mais lucrativos da Ásia. Quando começou a abrir lojas na Coreia com o nome Homeplus, a empresa teve um outro grande concorrente: o Emart, maior varejista coreano. Em 2006, tanto Carrefour quanto Walmart decidiram sair da Coreia. Com isso, o Emart assumiu as operações coreanas do Walmart e, três anos depois, passou a dominar o mercado.
Como a Tesco conseguiria atrair mais consumidores e competir com o Emart sem um investimento adicional significativo na abertura de mais lojas? A grande sacada surgiu da dor da maioria dos consumidores, que detestava fazer compras semanais no supermercado. Foi aí que a Tesco decidiu, literalmente, levar a loja até eles.
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