12 de fevereiro de 2012

Monografia Repórter Esso


Conforme prometido no post Radialista Porto Alegre, vou contar mais detalhes sobre a monografia que eu e meu grupo produzimos sobre um dos mais conhecidos radiojornais da década de 1940: o Repórter Esso.


Durante o ano de 2011, eu, Célia Santos, Larissa Costa e Leandro Martins não lemos outra coisa, que não fosse livros, artigos e matérias sobre o Repórter Esso, a história do rádio e do radiojornalismo. Foram muitas noites mal dormidas, principalmente às vésperas da entrega do trabalho. Dias e mais dias de revisões, de checagem de fatos, dados, informações, decupagem de entrevistas e de programetes... Só quem já fez um trabalho científico, entende perfeitamente o que estou falando.


Para a produção desse trabalho, realizamos diversas entrevistas com vários radialistas que trabalharam durante essa época no rádio, entre eles, Beschizza, Welson Gasparini, Miguel Liporassi, Antonio Carlos Morandini, Coraucci Netto, Porto Alegre e Rubens Zaidan.


Nós assistimos e ouvimos entrevistas com os diversos jornalistas que deram vida ao Repórter Esso (através do programa de comemoração dos 70 anos da primeira transmissão do Repórter Esso, produzido pela Intercom), escutamos diversas edições do
Repórter Esso e vimos todos os documentários sobre o assunto.

Não posso deixar de mencionar o livro que foi a chave da nossa monografia:
O Repórter Esso – A síntese noticiosa mundial que fez história, de Luciano Klöckner. Esse autor foi o único que lançou um livro sobre o assunto. Todas as outras bibliografias que utilizamos só citavam alguns acontecimentos e características do programa, sem riqueza de detalhes.

Livro O Repórter Esso - A síntese noticiosa mundial que fez história, de Luciana Klockner
O nosso trabalho foi muito difícil, pois propomos um assunto inédito que ninguém havia falado sobre: Contribuição do Repórter Esso para o radiojornalismo em Ribeirão Preto. Daí vieram os nossos “cabelos brancos”, pequenas discussões e desentendimentos no grupo e o desespero em algumas horas.

A parte mais engraçada disso tudo, era que nas vésperas de entregar a monografia, estávamos desesperados e o nosso orientador, Gil Santiago, confiava tanto na gente, que ele nos acalmava e dizia que tudo ia dar certo e que ia dar tempo tranquilamente.


Bom, depois de tanto sacrifício veio a melhor parte: tiramos 10 e agora só falta fazer algumas correções nas margens, encadernar e entregar novamente para a faculdade. Pois, o trabalho ficará na biblioteca da Unaerp de Ribeirão Preto e será fonte de consulta para os futuros orientandos que resolverem falar sobre o assunto. Veja abaixo, a monografia Contribuição do Repórter Esso para o radiojornalismo em Ribeirão Preto.




Confira abaixo, o dia em que apresentamos o nosso trabalho no 12º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Unaerp e o painel que Larissa Costa diagramou para essa apresentação.

Eu, Larissa Costa e Leandro Martins
Painel que apresentamos no 12º Conic da Unaerp 
Célia Santos
Eu e nosso painel
Certificado de participação no 12º Conic

Um comentário:

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!