11 de agosto de 2016

Empreendedorismo criativo

Começo de ano, energia renovada e muita sede de novidades, conhecimento e contatos. Tudo isso me levou ao workshop Empreendedorismo criativo, na Oficina Cândido Portinari, ministrado por Ana Kuhl, em março de 2015. Quando li a proposta da oficina de aliar moda, design e comunicação fiquei intrigada: será que esse assunto tem a ver comigo? Confesso que me inscrevi mais pela palavra comunicação e só depois de que começou o bate-papo e a troca de experiências, pensei: “ainda bem que eu vim”.

Ana Kuhl ministrando o workshop Economia criativa, na Oficina Cândido Portinari
Eu não conhecia o trabalho da Ana, mas fiquei encantada com as suas ideias e a forma como ela apresenta. A palavra C R I A T I V O parece que agora está presente insistentemente no nosso cotidiano. Precisamos ser criativos, apresentar trabalhos criativos, textos mais criativos, artes mais criativas. Ok! Mas e esse termo empreendedorismo ou economia criativa? O que era isso? Foi lá que entendi que isso significava novos modelos de negócios baseados na criatividade e no capital intelectual para gerar emprego e renda.

Diante da crise política e econômica, nós brasileiros estamos sendo estimulados a aguçar a criatividade para pagar as contas. Com a dificuldade de encontrar os tradicionais empregos de carteira assinada, muitas pessoas viram o potencial do seu capital intelectual e resolveram investir nisso. Depois dessa palestra, não me impressiono tanto com notícias como a do mototaxista emotorista de Uber que oferecem serviço para caçar Pokémons. O Pokémon Go virou febre mundial e as pessoas estão criando maneiras de ganhar dinheiro com isso.

Em janeiro de 2016, o portal O Globo publicou a matéria Economia criativaavança mesmo durante a recessão. De acordo com especialistas entrevistados, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 70% em uma década no Brasil. Enfim, economia criativa é um termo recente, mas suas possibilidades são inúmeras. Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e investir na sua criatividade! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!