28 de março de 2016

Mente livre

Recentemente participei de uma palestra chamada Mente Livre e Tecnologia. No começo você se pergunta como é possível ligar uma coisa a outra. A proposta é a seguinte: conhecer o comportamento da mente e usar isso ao seu favor. Pequenas decisões e tarefas do dia a dia têm um grande poder de influenciar a nossa produtividade. E foi sobre isso que Bruno Andrade, da Free Mind on The Clouds, falou durante uma hora e meia e que gerou um grande impacto na minha rotina nos dias seguintes.

Sabe quando você está no meio de um trabalho importante ou de uma reunião e seu cérebro se desliga completamente de tudo o que você está fazendo e te lembra: “O café acabou!”, “Não posso esquecer de chamar o táxi!” ou “Eu tinha alguma coisa para fazer, o que era mesmo?”. Enfim, a impressão que dá é que várias luzes de alerta são acionadas no nosso cérebro não deixando a mente livre para as tarefas realmente importantes. O que acaba reduzindo drasticamente a nossa produtividade.


Para esse problema, Bruno deu uma dica tão básica, porém indispensável: A N O T E. Anote tudo! Mas anotar de forma organizada e não em papéis soltos que irão se perder. Eleja um bloco de anotações físico ou um aplicativo no celular e concentre lá todas essas tarefas e obrigações que precisam ser feitas. Bruno explica – e comigo funcionou super bem – que quando você anota uma tarefa você dribla o cérebro. Como isso acontece? O cérebro “acha” que a tal tarefa foi resolvida. Então ele para de acender aquelas luzes de alerta das quais falei no parágrafo anterior. Isso faz com que a mente fique livre para pensar e resolver coisas realmente importantes.

Outro alerta do Bruno é que a tecnologia pode ser usada a seu favor. Como? Armazenamento de informações na nuvem (podendo ter todos os seus arquivos onde quer que esteja), aplicativos de agendamento de tarefas (que ajudam a lembrar o horário dos compromissos), programar para receber os e-mails de várias contas em uma única caixa de entrada etc. Existem várias ferramentas que podem ajudar a organizar a rotina. Inclusive, ele citou uma lista de compras de supermercado compartilhada entre um casal, onde cada um vai anotando tudo o que está faltando na despensa e quem passar primeiro no supermercado faz a compra e deleta a lista.

É tão comum escutarmos que as ferramentas tecnológicas consomem o nosso tempo e nossa atenção. Só que muita gente esquece que tudo isso pode ser usado ao nosso favor.

Agora, conheça os aplicativos sugeridos por Bruno para organizar as suas tarefas: Dropbox, Google Drive, Google Calendar, Toodledo e Evernote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!