29 de julho de 2014

AGE - Reforma ortográfica na web

Bom, agora vamos para a quarta e última notícia que publiquei na Agência de Notícias (AGE), no ano de 2010, período que cursei o segundo ano de jornalismo na Unaerp. Saiba como funciona a AGE, clique aqui.

Blogs ajudam a tirar dúvidas sobre Novo Acordo Ortográfico

A reforma ortográfica assinada pelo presidente Lula, em 2008, será implantada obrigatoriamente a partir de janeiro de 2013. Com algumas mudanças na escrita, muitas pessoas se deparam com dúvidas na hora de escrever. Pelo fato de não ter uma gramática e um guia ortográfico impresso e atualizado ao lado, algumas pessoas recorrem à internet. Diante disso, diversos blogs de professores e graduandos do curso de Letras disponibilizam ferramentas para os internautas tirar suas dúvidas e aprender mais sobre a língua portuguesa.
  
A utilização da internet no ensino da reforma ortográfica é um ótimo recurso, não só para os jovens que perderam o interesse pela leitura e passam a maior parte do tempo conectado à internet, mas também para as pessoas que já saíram das escolas.

O estudante de Publicidade e Propaganda da Unaerp, Carlos Henrique de Souza, acredita que a internet impulsiona as pessoas em busca do conhecimento. “Os que tinham preguiça de ir à uma biblioteca, hoje podem acessar informações sem sair de casa”.

A redatora do blog Crase em Crise, da cidade de Santo André-SP, Mônica Lima Falsarella, explica que o acesso durante o ano letivo é consideravelmente maior, se comparado ao período de férias, “o que evidencia que o estudante é o principal público-alvo”. Mônica, que é graduanda em Letras e comanda o blog há um ano, comenta que recebe perguntas com uma frequência semanal e muitas dessas questões servem de base para as publicações em seu blog.

A mestre em Linguística, Helena Cristina Lübke, que alimenta o blog Língua Portuguesa On-line, de Jaraguá do Sul-SC, explica que recebe de 10 a 12 e-mails por dia com perguntas e afirma “as dúvidas são especialmente voltadas ao emprego do hífen”. A diretora da Escola Fernandes Palma, Maria Inês Seguessi, acredita que “quanto mais rápido tomamos conhecimento de algo, mais rápido incorporamos aos nossos hábitos”.

A assessora linguística do site Revisão Textual, de Porto Alegre-RS, Patrícia Aragão, alerta os internautas a buscarem sites e blogs confiáveis, para não correr o risco de encontrarem informações incorretas. “É preciso consultar fontes confiáveis, pois encontramos muitos erros nos materiais disponibilizados”.

A internet auxilia o processo de tirar dúvidas, mas vale lembrar que não é o único meio. Os dicionários da Academia Brasileira de Letras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e o próprio Decreto nº 6.583 estão disponíveis para consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!