31 de agosto de 2012

Profissão garapeiro

Como dito no post Os benefícios da dança, na primeira etapa do projeto proposto pela disciplina de Telejornalismo III, eu realizei a função de pauteira da reportagem Dança/benefícios. Agora, chegou a minha vez de encarar a câmera e o microfone.

Nesta segunda etapa, o meu pauteiro foi o Flávio Coelho, que propôs o tema Profissão/garapeiro. Fiquei muito animada com a pauta, pois tinha grande possibilidade de ter muita história boa pra contar. E foi exatamente isso o que aconteceu.

O Flávio teve só um pouquinho de trabalho para conseguir ajustar as entrevistas com a minha agenda. Mas gravamos toda a matéria em uma manhã muito bonita, o que contribuiu bastante com a captação de imagem para essa reportagem.

Tudo estava fluindo muito bem durante a gravação, eu e o cinegrafista Clayton Andretti, nunca fomos tão bem tratados. E neste caso significava beber meio de litro de garapa em cada um de nossos queridos garapeiros e escutar histórias peculiares da família desses trabalhadores.

A gravação da passagem (ou seja, quando apareceu meu rostinho na tela) aconteceu no calçadão de Ribeirão Preto-SP, por volta das 11h30. Agora, você imagina o quanto de gente circula nesse horário? Mas não era um dia comum, estávamos na semana da Feira do Livro.

Acredito que o leitor já consegue imaginar o tanto de gente que passou atrás da câmera, disse que “estava na Globo”, mandou recado para a Fátima Bernardes, enfim, foi muita risada durante as gravações dessa matéria. A única dificuldade foi ficar acordada o resto do dia, depois de um litro e meio de garapa (risos).

Depois da captação de imagens e entrevistas realizadas, fomos para a decupagem e para o roteiro da matéria. E mais uma vez Marcelo Guerreiro entra em ação e dá início a edição do vídeo e ajustes do áudio.

Essa reportagem vai ao ar neste semestre no programa Lente Aberta, da TV Unaerp, que é exibido no Canal 10 da NET. E posteriormente estará disponível no site www.tv.unaerp.br.

“Saboreiem” agora a reportagem Profissão/garapeiro:


Um comentário:

  1. Bela matéria.
    Por gentileza, se alguém puder me ajudar a encontrar fornecedores de cana para garapa.
    Sou de Franca, e estou com dificuldades de contatos com estes profissionais.Sei que em Ribeirão tem três, mas os telefones deles não aparece nas pesquisas.
    mauro.pereira.filho@terra.com.br .
    016 3725-6443 9101-2908.
    Mui grato.
    Mauro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!